Search for content, post, videos

#dicademúsica Simples Assim – Lenine

Hoje a #dicademusica é especial. Lenine, na minha opinião, é o musico mais incrível que temos Brasil. E, em alguns momentos de baixa sanidade, ouso dizer que ele é um dos três melhores músicos da história do Brasil.

Como já foi possível perceber, sou um grande fã do Oswaldo Lenine Macedo Pimentel, nascido em 2 de fevereiro de 1959, lá em Recife. Além de músico, produtor e compositor, Lenine também é engenheiro químico e ecologista.

O interesse pela música veio quando ainda era criança. Pegava escondido o violão da irmã mais velha para tirar as músicas “de ouvir” que variavam entre: música alemã, folclore russo, Tchaikovsky, Glenn Millen, Chopin Evans, com um pouco de Dorival Caymmi e Jackson do Pandeiro. Todos esses artistas sendo influências de seu pai.

Prêmios também não faltam ao cantor. São 5 prêmios Grammy Latino, 2 APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e 9 Prêmios da Música Brasileira.

A originalidade de Lenine é algo que impressiona. As letras de suas músicas são capazes de revelar novos pensamentos a cada nova reprodução, além de serem extremamente atemporais e com fortes críticas sociais.

Lenine é conhecido por sucessos como “Paciência”, “Hoje Eu Queria Sair Só” e “Aquilo Que Dá no Coração”, mas esses são apenas alguns destaques entre as mais de 500 criações do músico. Suas músicas estão distribuídas entre vários cantores brasileiros, entre eles estão: Elba Ramalho, Milton Nascimento e Gilberto Gil.

Até a data desse post, as músicas mais reproduzidas no Spotify são:

  • Hoje Eu Quero Sair Só – 2.201.007 reproduções;
  • Paciência – 2.170.263 reproduções;
  • Quem Leva a Vida Sou Eu – 1.486.071 reproduções;
  • Jack Soul Brasileiro – 987.744 reproduções;
  • Simples Assim – 778.452 reproduções.

E não deixe de seguir a nossa playlist no Spotify, com todas as nossas #dicademúsica.