Search for content, post, videos
#Decoração – Prateleiras, Livros e Coleções ;)

#Decoração – Prateleiras, Livros e Coleções

Já que prometemos temos que cumprir! Então aqui vai mais um lindo post de decoração para vocês 😉. No caso não será exatamente sobre decoração, mas sobre organização mesmo. Afinal nossa linda parceira do Design em todo canto nos conhece bem e sabe que antes de tentar qualquer coisa mais séria com a gente, precisamos desesperadamente organizar as coisas! Rs…

Se vocês acompanham a gente nos Instagram (se não acompanham é só seguir a gente lá) sabem que o que não falta nas nossas vidas são livros e comic books. Então é com muito amor que a dona Camila está nos mostrando como levar a organização disso para o nível decoração do seu cantinho 😉.

O ensinamento da vez foi:

 “Organização não tem uma regra a ser seguida, na verdade é algo bem pessoal, mas dá para usar a sua forma de organizar as coisas para decorar”

Seguindo essa “regra” há quem goste de colocar os livros em ordem alfabética, ou por autores, por temas, por tamanho ou até mesmo por cores de capa (Ela como é uma pessoa organizada faz incrivelmente por cores, eu faço, sabe como, dentro da minha lógica e óbvio que não funciona!!!!!!). Independente de como você organiza, se você gosta que seus livros fiquem expostos, o ideal é ter prateleiras ou estantes bem resistentes, para que nada caia na sua cabeça com o tempo por conta do peso e não fiquem machadas ou faltando lascas.

 

Não vamos esquecer de falar sobre cor

Como estamos falando de livros e na maioria das vezes eles são coloridos ou tem muitas informações visuais, o ideal é trabalhar com prateleiras, bancadas, estantes, brancas ou de cores claras, assim você destaca a coleção e não o móvel 😉.

Se você é viciado em livros como nós, sempre lembre de ter um espaço maior do que os produtos que você tem hoje. Se não, dá próxima vez que comprar um livro ou enfeite, ou quadrinho vai sentir vontade de chorar e começar a bagunçar tudo de novo!!! Ou seja: “Quer manter a sua coleção atualizada? Compre espaço”, palavras dela, não minhas então lidem com isso! Rs…

Além do espaço, por mais que você ame livros, colocar só isso na prateleira pode perder um pouquinho o charme, então foque em objetos pequenos, seguradores, bonequinhos e etc… Como falamos no post anterior e vale ressaltar, detalhes fazem toda a diferença 😉.

 

 

Conseguiram pegar o espirito da coisa até aqui? Confesso que tudo isso continuou parecendo uma coisa de ET na minha cabeça e tive que lançar o que vocês devem estar pensando também:

 

Mas Camila eu tenho MUITOOOOOS LIVROS!!O QUE EU FAÇO???

A primeira coisa é: Decidir se você quer deixar todos eles a mostra ou não!  Como você vai fazer isso é fácil. Você quer um ambiente mais clean ou quer exibir os seus livros?

O pessoal do Design em Todo Canto costuma deixar a mostra apenas os livros favoritos para não entulhar o ambiente e deixar em uma caixa dentro de um armário os livros que não conseguem desapegar. Ai você vai conseguir criar um ambiente mais assim:

 

 

Se você não se importa muito com isso e quer mesmo exibir os seus livros (como eu, no caso) o segredo ensinado foi: Foque na organização, valorize o que os seus livros tem de melhor (cor ou tamanho, por exemplo) e,  vale sim, olhar o Pinterest para ter ideias ou mandar mensagem pro Design em Todo Canto e pedir ajuda! Rs… De qualquer jeito, dessa forma você vai conseguir criar um ambiente mais assim bem diferente do outro:

 

Se você usa livros, blocos de anotação, qualquer coisa com folhas para trabalhar e é importante deixá-los sempre à mão, largar eles por aí não é uma boa ideia, logo, a dica da vez para mantê-los sempre organizados é criar o hábito de deixá-los sempre a vista em pilhas ou perto de acessórios, assim não da a impressão de bagunça e eles estão sempre lá 😉. Só não vale esquecer de colocar de volta no lugar ou não vai adiantar nada!

E a última, e mais importante dica de todas, é: pelo menos uma vez ao ano, doe aquele livro/comic book que você gostou mais ou menos, ou que você gosta mas não é tão importante para a sua coleção! Sabemos que é difícil, mas compartilhar cultura nunca é demais 😊, e você pode fazer outra pessoa muito feliz com um gesto bem pequeno ♥️.

  • Luciana Salles

    Ameeeeei demais seu post! Eu to louca para fazer prateleiras em casa, mas to sem inspiração de onde fazer sabe? Adorei as suas referências e seu blog! beijos ♥