Search for content, post, videos
O poder da empatia é mostrado em uma bela animação

O poder da empatia é mostrado em uma bela animação

Empatia e simpatia são duas coisas bem diferentes, mas que são complicadas de diferenciar. Para auxiliar vamos buscar as definições segundo o dicionário Michaellis.

Empatia

em.pa.ti.a
sf (gr empátheia) Psicol Projeção imaginária ou mental de um estado subjetivo, quer afetivo, quer conato ou cognitivo, nos elementos de uma obra de arte ou de um objeto natural, de modo que estes parecem imbuídos dele. Na psicanálise, estado de espírito no qual uma pessoa se identifica com outra, presumindo sentir o que esta está sentindo.

Simpatia

sim.pa.ti.a
sf (gr sympátheia) 1 Afinidade ou correspondência entre dois ou mais corpos, pelas propriedades que os aproximam. 2 Atração entre duas pessoas, pela analogia ou conformidade de propensões e sentimentos que as caracterizam. 3Tendência natural de uma pessoa para com outra. 4 Fisiol Espécie de contágio fisiológico que leva uma pessoa a reproduzir gestos e atitudes de outra, como no bocejo, riso etc. 5 Inclinação amorosa. 6 Sentimento que faz que uma pessoa se contriste com os sofrimentos e infortúnios de outrem e exulte com as suas prosperidades e venturas.


Complicado não? É por isso que a escritora, professora e pesquisador da University of Houston Graduate College of Social Work, no EUA, Brené Brown compartilha, através de suas famosas palestras TED, os resultados de seus pesquisas sobre conexões humanas e assuntos como coragem, dignidade, vergonha e a capacidade que temos de sentir empatia.

Para tornar a explicação mais didática foi criada uma animação onde é possível perceber o que é empatia e sua necessidade, talvez tornando-o o sentimento mais mais importante para a humanidade nos últimos anos.

 

Veja a animação: