Search for content, post, videos

A depressão traduzida em uma animação

Depressão não é fácil, não é frescura e tão pouco simples de ser curada. A Marta Preuss, minha amiga, já escreveu não apenas um, mas dois excelentes textos sobre o assunto, recomendo a leitura.

A Organização Mundial da Saúde, junto com o escritor e ilustrador Matthew Johnstone, criou uma animação para explicar, sem rodeios, o que é a depressão e o que pode ser feito para deixar essa doença para trás.

O personagem “Grande Cão Negro” é o signo utilizado para representar a doença, seus sintomas e como ela prejudica a vida das pessoas. Não existe uma receita simples para deixar a depressão para trás, é necessário muito diálogo, aceitar os fatos, seguir à risca o tratamento proposto e atividades físicas se tornam grandes ferramentas para poder abandonar a doença, por mais complicado que possa ser.

Usar a imagem de um cão preto não é novidade para retratar a depressão, em 1780 o escritor inglês Samuel Johnson utilizou a mesma metáfora para expor a sua própria depressão. O termo acabou sendo popularizado depois que Sir Winston Churchil, primeiro-ministro britânico, também passou pelo mesmo problema.

Ter depressão ou conviver com alguém que tenha a doença não é fácil. É preciso ter muita força de vontade e compreensão para não deixar os ânimos baixarem e sempre seguir em frente.